Equipa

Liliana Moreira

Dramaturgia / Encenação

É mestre em Gestão Cultural e licenciada em Comunicação Social. Foi aluna de Teatro Musical e Cinema na NYU e na Actors Connection. Tem o curso complementar de Piano e estudou também Canto.

Trabalhou como jornalista, produtora e apresentadora de diversos programas televisivos, entre os quais XPTO, Acontece, Magazine das Artes e 7 en Route (canal ARTE). Escreveu o livro Luthier Capela: de Espinho para o Mundo. Trabalhou no Departamento de Assistência aos Realizadores do Tribeca Film Festival 2005, em Nova Iorque. Coordenou o Serviço Educativo da Orquestra Clássica da Madeira. É autora do texto e/ou letras de diversos musicais, como A Surpreendente Fábrica de Chocolate, A Ilha do Tesouro, Zorro, Quebra Nozes no Gelo, Entre o Céu e a Terra, Via Crucis, Capuchinho Vermelho, Feiticeiro de Oz, Operação P

Lecciona Performance e Pensamento Crítico e Criativo. É responsável pelo projecto de ilustração e conteúdos Caramelo. Faz parte do Colectivo Workhorses- Songwriting e Produção Musical.
Actualmente, assina o texto e encenação dos espectáculos de Teatro para Bebés e é membro do Coro Génesis.


Maria Teresa Barbosa

Interpretação

Nasceu em 1992, cresceu em Lousada, mas fixou-se no Porto.

Em 2011 terminou o curso de Interpretação pela Academia Contemporânea do Espetáculo.

Co-fundadora do coletivo Numa Norma (2011-2017).

Trabalhou como intérprete em encenações de Ricardo Alves, Pedro Fiúza, João Cardoso, António Júlio, Gonçalo Amorim, entre outros. Em teatro destaca O Burguês Fidalgo (a partir de Molière) pelo Teatro da Palmilha Dentada; Lúcido de Rafael Spregelburd pela Assédio Teatro e Marat/Sade de Peter Weiss (co-produção As boas raparigas… e Numa Norma).

Com os Numa Norma co-criou as performances Rhyme, Frame(ME), a Cena do ódio, entre outros. Participou em performances de Oskar Murillo, Fernando Ruvio e Oskar Gómez Mata.
Em 2021 integrou o Recurso organizado pela Estrutura, coordenado por José Maria Vieira Mendes, Vânia Rodrigues, José Nunes e Cátia Pinheiro.

Integrou o elenco de várias séries e telefilmes para a RTP.


Miguel Magalhães

Interpretação

É ator, dramaturgo e produtor de teatro. Nasceu em 1991, e iniciou o seu percurso artístico com apenas 4 anos de idade. Faz parte da companhia de teatro Sem Terra e é membro da direção do Coro de Atores. É locutor de dobragens da Cinemágica com trabalhos para séries e filmes. Atualmente está a coordenar o projeto Desassossego, no âmbito do Programa de Apoio em Parceria – Arte e Saúde Mental, da DGArtes. Participou em workshops de clown de Rodrigo Malvar e Joseph Collard e estudou piano no Conservatório de Música do Vale do Sousa. É a voz da Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio da Direção-geral da Saúde, e autor, ator e produtor dos vídeos desta campanha desde 2020. Participou em diversas curtas metragens, e escreveu já vários textos para teatro como Pimba Gourmet, O Mercado ou Desassossego. Trabalha regularmente com a Hymnus, no seu projeto Teatro para Bebés e o seu curriculum profissional destaca os espetáculos Aladino – O musical, A ilha do tesouro ou Reino do Gelo da Elenco Produções, O Principezinho da Jangada Teatro, PIU pela companhia Bruxa Má e diversas produções de companhias como Etcetera Teatro, Plateia d ́Emoções, entre outras.


Ruben Marques Pedro

Ilustração

É licenciado em Publicidade e Marketing, com uma pós-graduação em Design de Comunicação. Frequentou também a licenciatura em Design Industrial na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.
Tendo iniciado a sua carreira profissional em Publicidade, ingressou depois na área de Design de Produto, iniciando este percurso na GranDesign (Marinha Grande)- um dos principais estúdios portugueses de design industrial e transportes. Posteriormente, trabalhou também na Polisport (Oliv. Azeméis), sendo responsável pelas áreas de desenvolvimento de produto, design gráfico e design de embalagens. Foi coordenador de Desenvolvimento de Produto na Joalpe International (Covilhã), Designer de Produto na LaSalle Sports (Sta. Maria da Feira) e na Prozis (Maia). Ao longo dos anos, tem colaborado como consultor de Design para várias empresas e entidades, tais como as Edições Vintage (Lisboa) e o Museu do Caramulo. Nos anos mais recentes, tem desenvolvido trabalhos para clientes institucionais e empresariais entre as quais as Câmaras Municipais de Lisboa e da Covilhã, Automóvel Club de Portugal, Link Innova Engineering (Espanha), MT Helmets (Espanha) e NHK Helmets (Indonésia). Desenvolve trabalhos na área da Ilustração Editorial e Live Drawing (em espetáculos/eventos).


Ernesto Coelho

Gestão de Projeto

Iniciou os estudos de música na Academia de Música de Vilar do Paraíso onde completou o Curso complementar de Piano. Na sua formação posterior, frequentou o curso de Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Viria a transitar e completar o curso superior de Direção Musical (Coro e Orquestra) no Conservatório Superior de Música de Gaia. Fez ainda mestrados em Music Theatre Studies pela Universidade de Sheffield (Inglaterra) e em Direção de Classes de Conjunto – via ensino no Conservatório Superior de Gaia. É titular do CAP, curso de formação profissional e tem uma pós-graduação em Gestão Cultural pela Universidade Lusófona.

No âmbito profissional, dirigiu operetas com a Orquestra Filarmonia das Beiras e dirigiu vários grupos corais associativos e de empresas, destacando-se como maestro, durante vários anos, dos coros da Associação Recreativa e Cultural de Serzedo e do Coro do CIRAC de Paços de Brandão. Foi formador na ACE – Academia Contemporânea de Espetáculo. Atualmente é maestro do Coro da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso e da Orquestra Clássica da Academia de Música de Vilar do Paraíso. É fundador e gerente da Hymnus, sua empresa de produções artísticas criativas e Diretor Artístico do Coro Génesis.


Vânia Pinho

Produção / Design de Cena

É licenciada em Gestão do Património pela Escola Superior de Educação do I.P.Porto. Tem o curso tecnológico de Design Gráfico e Publicidade e ainda frequentou o CET Desenvolvimento de Produtos Multimédia da Universidade de Aveiro.

Foi Guia-Intérprete Nacional e acompanhou turistas portugueses, espanhóis, ingleses e mexicanos em percursos turísticos por Portugal e Sul de Espanha, prestando informação de carácter geral, histórico e cultural. Integrou, também, na área das telecomunicações como Delegada Comercial e Gestora de Cliente Empresarial da PT Negócios (atual Altice Empresas).

Atualmente, é Diretora Assistente da Hymnus onde exerce o cargo de Produção e Design de Cena do Teatro Para Bebés.


Mário Oliveira

Produção / Operação Técnica

Iniciou os seus estudos artísticos na Academia de Música de Vilar do Paraíso, onde concluiu o curso básico de Música. Nessa mesma instituição frequentou mais tarde o curso de teatro musical, homologado pela Mountview Academy of Theatre Arts (Londres). Em 2015 terminou a licenciatura em Teatro – variante interpretação na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, onde trabalhou com encenadores como Patrick Murys, Voadora Compañia, Carlos Pimenta, Nuno M Cardoso e Gonçalo Amorim. Como actor profissional integrou o elenco de espectáculos como Aladdin Jr., Indira, A Maldição de Salieri, Entre o Céu e a Terra, Alice e o Pais das Maravilhas no gelo, Lucas, Madagascar, O Peter Pan no gelo, entre outros. Foi ainda director artístico do musical A Chave do Clube Secreto, da Aplaudir Produções. Colabora regularmente como cantor com o GoGospel, Coro Genesis e com a Banda Musical de Rio Mau. Como produtor trabalhou na Elenco Produções e nas edições de 2017 e 2018 do Festival Vaudeville Rendez-Vous, promovido pelo Teatro da Didascália. Em 2020 termina o curso de Gestão e Produção de eventos da Restart.


OUPAS! Design

Criação de Marionetas

Baseadas no centro do Porto, são uma equipa de três mulheres: Cidália, Joana e Sofia.

Conhecem-se na universidade, enquanto se divertem a experimentar com Design Gráfico, Ilustração e Publicidade.

Após o final do curso, começam a trabalhar juntas numa sala da faculdade. Este foi o início da sua exploração como equipa, e o início da Oupas! como um estúdio criativo.

12 anos mais tarde, trabalham já com uma vasta carteira de clientes, criando solução nos campos da publicidade, Design de produto, ilustração, instalações e eventos. Podem, orgulhosamente, dizer que as suas criações são facilmente reconhecíveis numa montra de uma loja, uma revista ou num palco.